PORTO SEGURO – BA

Pindorama, Pindorama É o Brasil antes de Cabral

Pindorama, Pindorama É tão longe de Portugal

Fica além, muito além Do encontro do mar com o céu

(Palavra Cantada)

dscn1446

Em 2007, Davi e eu, estivemos algumas vezes em Porto Seguro – BA! Nesta época, nós morávamos em Salvador e de lá pegamos um avião direto para este lugar cheio de riquezas e encantos.                                                                                                                                                      

As origens, as florestas, o céu que encontra o mar. Lugar onde o povo brasileiro começou a ser expulso do paraíso. Povos Indígenas, presentes!

img_5836

O motivo que nos levou foi profissional. Foram quase dois anos de convivência com o Povo Pataxó em Porto Seguro e região, num trabalho emocionante e inesquecível.

dscn1385

Meu filho teve algumas oportunidades de me acompanhar e conhecer um pouquinho dos povos indígenas do Extremo Sul da Bahia.

dscn1307

Durante os trabalhos desenvolvidos com o Povo Pataxó foi possível participar dos seus rituais sagrados.

“Nós, Povos Indígenas, caminhamos em direção ao futuro nas trilhas dos nossos antepassados. Do maior ao menor ser vivente, das quatro direções do ar, da água, da terra e das montanhas, o Criador colocou a nós, povos indígenas, em nossa terra, que é nossa mãe.”   (Declaração da Aldeia Kari-Oca – Eco/92)

dscn1288

Junto de Itana, amiga querida, percorri as aldeias indígenas em aprendizados para a vida toda. E lá, atrás de nós o Monte Pascoal.

dscn0190

Respiramos história, natureza, encantos e conflitos de várias ordens. Para quem reside ou está a trabalho no cotidiano da região é possível sentir as dores do povo.                            Povo que luta pelos seus direitos a uma vida digna com moradia, terras para produzir, educação, saúde, saneamento, alimento saudável. Sabemos que esta luta está em todo nosso país.

Esperando a terra chegar eu vivo. Na esperança de ter um lugar, meu canto, um abrigo
…Peguei a enxada deixei a viola. Preparei a terra pro feijão de corda. Tanta terra pra distribuir, E eu aqui na beira da estrada criando raiz. (O Hino da Reforma Agrária)

dscn0056

Com biodiversidade rica e ameaçada de extinção Porto Seguro resguarda uma parte dela em forma de  Unidades de Conservação, como os Parques Nacionais que podem ser visitados por todxs.

“Biodiversidade é a biblioteca das vidas. ” (Thomas Lovejoy)

img_2190

Muitas vistas que temos em Porto Seguro nos remete a memória do estudioso de mares e oceanos, Jacques Cousteau:

“Tenho esperança de que um maior conhecimento do mar, que há milênios dá sabedoria ao homem, inspire mais uma vez os pensamentos e as ações daqueles que preservarão o equilíbrio da natureza e permitirão a conservação da própria vida.”

IMG_4964 (1).JPG

Um perder de vista que encontra a paz na imensidão do azul do mar de Trancoso, um dos lugares mais procurados em Porto Seguro.

20160806_114254

Trancoso é um distrito de Porto Seguro, que tem uma praça chamada Quadrado onde tudo acontece. O turismo é forte neste lugar que além de ser muito lindo, tem muitos restaurantes, lojas caras e badalações.

montagemtrancoso2

Depois de alguns anos, pude voltar com meu filho em Porto Seguro. Aqui eu contei muitas histórias para Davi, que já estava em idade de compreender melhor os acontecimentos das nossas vidas e da formação do nosso povo, do nosso país.

img_2014

Em muitos momentos Porto Seguro permite que sejamos leves, transparecendo o seu colorido alegre que nos contagia.

colori

Além de Trancoso, Porto Seguro tem outros distritos especiais que merecem ser visitados, como o paraíso de Caraíva, o pouco conhecido e encantador Vale Verde e o charmoso e muito procurado Arraial d’Ajuda.

De Caraíva eu quero as praias. Do Vale Verde eu guardo no coração as pessoas e suas relações. E do Arraial…Confesso que eu quero mesmo é a sua gastronomia. Hummmmm é cada prato simples ou muito bem elaborado, que só de lembrar dá água na boca. Mas, podemos ficar só com um sorvetinho, também.

arraial

Gostaria muito que toda brasileira e brasileiro pudesse conhecer com profundidade a Bahia. Porto Seguro seria um bom começo. Para além do turismo que apresenta lugares esplêndidos, isso aqui é aprendizado puro, aqui temos as nossas raízes.

montagemhistorico-1