PARQUE NACIONAL DE SUPERAGUI – PR

E no fechamento de 2015, Davi e eu, brindamos os presentes do universo no Parque Nacional do Superagui – PR.

Natureza é uma força que inunda como os desertos. Que me enche de flores, calores, insetos – e me entorpece até a paradeza total dos reatores. Então eu apodreço para a poesia. (Manoel de Barros)

img_6097

O Parque Nacional do Superagui está localizado no litoral norte do estado do Paraná, no município de Guaraqueçaba, sendo formado por área continental e áreas insulares, compondo o complexo estuário de Paranaguá, Cananéia e Iguape.

img_6017

Saímos de carro de Curitiba percorrendo quase 100 km pela BR-277 rumo à Paranaguá – PR, cidade onde fica o maior porto graneleiro da América Latina – desta seguimos direto ao Parque Nacional.

img_5982

Embarcados numa “voadeira” nos aventurando em alto mar ao lado dos grandes navios. Mas, logo nos distanciamos da agitação do Porto de Paranaguá e encontramos apenas o agito das ondas do mar.

img_6007

Após 1 hora e meia na voadeira chegamos ao nosso destino – a Ilha de Superagui no Parque Nacional, mais precisamente na pousada “Sobre as Ondas”, com vista para o belo.

img_6148

Hora de caminhar e fazer o reconhecimento da área!
Saímos em busca de interação com a praia, restingas e manguezais do Parque Nacional.

img_6035

A tarde caiu levando aos poucos o sol que se diluía em nossos olhares extasiados.

superagui

A contemplação daquele cartão postal vivo permitia a limpeza de pensamentos, que se enchiam apenas de gratidão por mais um ano que se findava na liberdade do nosso imaginário.

Sou livre para o silêncio das formas e das cores. (Manoel de Barros)

img_6091

Amanhecemos felizes e dispostos para vivenciarmos as belezas diversas do Parque Nacional de Superagui.

img_6110

Davi e eu seguimos pela Trilha da Praia Deserta de Superagui num percurso tranquilo de cerca de 1 hora.

img_6115

A trilha suave nos proporcionou um bem-estar contido no silêncio da restinga quebrado pelo rastejar de lagartos e zumbidos de insetos que pousavam em bromélias floridas.

“Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade das tartarugas
mais que a dos mísseis.
Tenho em mim esse atraso de nascença.”
(Manoel de Barros)

img_6105

Ao término da trilha nos deparamos com a praia que nos convidava a molhar os pés num brincar entre mãe e filho.

img_6146

O lugar é um deleite para os olhos, corpo, mente e alma que se entregaram a natureza tão completa de rio e mar, montanha e praia, sol e nuvens.

praiadeserta

Novamente embarcamos na voadeira, agora para um passeio de 5 horas por outras bandas do Parque Nacional, sendo possível explorar os sentidos da liberdade que nos envolvia.

img_6150

A vegetação densa banhada por céu e mar nos acalmou num giro de 180 graus.

img_6162

Fomos parar nos idos de 1800, em meio a floresta e mar, com suas belas arquiteturas portuguesas que solidificavam a triste catequização indígena.

igrejinha

Entre as várias ilhas que integram o Parque e suas redondezas, visitamos desde a famosa Ilha do Mel até a menos popular Ilha das Peças, mas de beleza intensa.

img_6171

Vale um destaque para a Ilha do Cardoso já no estado de SP, fora dos limites do Parque Nacional de Superagui. Esta Ilha é um Parque Estadual de SP que era meu sonho de consumo desde os tempos de estudante de biologia. Sonho realizado e junto do meu
filhote!

img_6207

Ali escondida temos o Guará – espécie de ave que dançava por horas em bandos no palco celestial.

img_6224

Outra espécie de ave que aparece para dar show, em revoada ao final da tarde, em Superagui é o papagaio roxo, porém, não tivemos o privilegio de avistá-los. Um sinal que temos que voltar neste paraíso para tentar a sorte novamente.

img_6230

Com o céu num espetáculo constante em alto mar os golfinhos saltitavam para contemplá-lo. Sem saber nos inundavam de alegria e risos com as tentativas de fotos que não os registravam.

golfinhos

Depois de 4 dias no Parque Nacional de Superagui retornamos ao município de Paranaguá, que nos acolheu em seu colorido de barquinhos e um convite para o seu encanto guardado historicamente em casarões, museus e espaços culturais.

img_6273

http://www.superagui.net/

img_5975-1