PARQUE NACIONAL DA TIJUCA – RJ

O Cristo está de braços abertos no topo da montanha!

Cantando Gilberto Gil ou Leila Pinheiro, lá fomos nós viajar na viagem.

“Cristo Redentor, consolador, domina a paisagem. 

Todo o meu fervor, me acompanha nessa viagem”

Entre as maravilhas do Rio de Janeiro, escolhemos mostrar um pouco das nossas andanças pelo Parque Nacional da Tijuca que protege um patrimônio natural e histórico.

DSC07766

Compadre e Comadre (Rodrigo e Fabiana) – padrinhxs do Davi – são responsáveis pela felicidade que tivemos em conhecer este Parque Nacional, que é o mais visitado do Brasil.

O Parque está dividido em 4 setores conhecidos como: Floresta da Tijuca; Serra da Carioca; Pedra da Gávea ou Pedra Bonita; e Pretos Forros.

IMG_1819

O Parque Nacional da Tijuca foi criado para proteger sua exuberante floresta, fruto do maior projeto de reflorestamento do mundo. O plantio teve início em 1861 para recompor a área, que foi devastada durante muitos anos para a produção de carvão e cultivo de café.

DSC07784

Além de resguardar a floresta, com suas belas paisagens, biodiversidade, trilhas, cachoeiras e grutas, o Parque protege uma das sete Maravilhas do Mundo – o Monumento do Cristo Redentor !

Ele foi eleito por duas vezes (2007 e 2012) como um dos lugares mais lindos do mundo.

IMG_1797

Desde 1931, quando foi inaugurado, vem encantando ao mundo que o vê de perto ou de longe com toda sua imponência de 38 metros de altura no alto do Morro do Corcovado.

DSC07703

“…Sob o alto Corcovado, engastado, tens o Cristo Redentor,

dominando a Guanabara, jóia rara, do teu reino de esplendor…”

(Terra Virgem  – Vicente Celestino)

São varias as poesias e músicas inspiradas no Cristo, além disso, são inúmeros adultos e crianças que se inspiram para brincar em registros fotográficos.

O Parque da Tijuca é tão cheio de atrativos, que um dia é pouco para apreciá-lo.

DSC07698

No 1º dia fomos ao setor da Serra da Carioca. Seguimos pela estrada das Paineiras e do Corcovado apreciando seus mirantes, grutas e fontes d’água.

Quanto mais subíamos, mais lindos nossos olhos ficavam em mirantes de ângulos mil.

IMG_1724 (1)

Do mirante Dona Marta, a 364 metros de altitude, um heliporto se abre e dali anunciava que aquilo tudo era só uma pitada de beleza, nos estimulando a descobrir mais encantos do Parque da Tijuca.

DSC07712

A poesia do Pão de Açúcar, avistado do alto, se misturava com a nossa alegria de estarmos naquele lugar que nos conectava as fantasias de criança.

DSC07689

Unindo poesias a aventuras, no 2º dia fomos até o setor da Floresta da Tijuca um lugar com muitas cachoeiras, Centro de Visitantes e trilhas.

Para quem está preparadx, fisicamente e com tempo disponível, pode até encarar varias trilhas num dia só.

IMG_1822

Nós escolhemos apenas uma trilha. Fomos ao Pico da Tijuca, que é o segundo Pico mais alto da cidade do Rio de Janeiro.

DSC07815

A trilha em ziguezague nos levou ao alto da montanha, de forma tranquila e sombreada quase o tempo todo. Em seu último lance ela nos surpreendeu com um paredão de inclinação acentuada.

IMG_1828

Encontrar um desafio na trilha de 2800 metros de distância, acelerou o coração e nos libertou do medo. Aquela escada esculpida no paredão e o corrimão de correntes nos davam segurança e coragem.

DSC07779

E no topo de 1021 metros de altitude, brindamos extasiadxs o cenário multicolorido das montanhas.

DSC07787

Num zoom para a Pedra da Gávea e Pedra Bonita, distantes de nossos pés, deixamos nossa imaginação voar livre em rampas ilusórias do Pico da Tijuca.

IMG_1787

A imensidão invadiu as atenções de padrinho e afilhado que fitavam silenciosos as belezas do Rio de Janeiro.

IMG_1863 (1)

Descendo do Pico, olhávamos logo abaixo a Fabiana e ao longe o estádio do Maracanã no meio do concreto da cidade.

DSC07811

Se estiver no Rio de Janeiro aproveite para visitar o Parque Nacional da Tijuca, uma Unidade de Conservação administrada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Fiquem por dentro dos valores, atrativos, caminhos para acessar e outras informações no http://www.icmbio.gov.br/parnatijuca/guia-do-visitante.html

DSC07790 (1)

Fotos: Rodrigo, Fabiana, Henriqueta e Davi.

OBS: Viagem realizada em maio/2015.