SANTA CRUZ CABRÁLIA – BA

O município de Santa Cruz Cabrália fica no Extremo Sul da Bahia, distante aproximadamente 25 km de Porto Seguro.

Cenário do início da dizimação dos povos indígenas com a chegada de Pedro Álvares Cabral e toda colonização do Brasil.

Neste lugar vive o Povo Pataxó – a resistência!

P1030899

Nas férias de 2015, Davi e eu, partimos do aeroporto de Guarulhos-SP rumo a Porto Seguro – BA, onde ficamos hospedados, lá pegamos um ônibus até Santa Cruz Cabrália por apenas R$ 3,50.

Passamos o dia sendo impregnados de história, paisagens, exuberância e emoção.

P1040260

Turismo em Santa Cruz Cabrália, não apenas para apreciar suas belezas naturais, mas, para refletir sobre nossas origens e a formação do nosso povo.

Minha expectativa para apresentar este lugar ao meu filho era gigante pela própria natureza.

11777586_735737293216289_543922164_o

Quem nos explica coisas importantes sobre a formação da nossa sociedade é o antropólogo, filósofo, escritor e maravilhoso Darcy Ribeiro, em especial, na sua obra “O Povo Brasileiro”.

“… só temos o testemunho de um dos protagonistas, o invasor. Ele é quem nos fala de suas façanhas. É ele também, quem relata o que decidiu aos índios e negros, raramente lhes dando a palavra de registro de suas próprias falas. O que a documentação nos conta é a versão do dominador.”

 cabralia

Estar em Cabrália é também recordar parte da minha trajetória profissional vivida junto ao Povo Pataxó, de 2007 a 2009, na Aldeia de Coroa Vermelha uma grande aldeia indígena urbana com cerca de 5000 índios.

P1040080

Trabalhar com os índios em Coroa Vermelha foi um dos presentes que recebi do universo.

Oportunidade em que conheci um pouco dos seus rituais, suas moradias, das suas danças e cantos, pinturas e artesanatos, das suas lutas e sonhos.

Gratidão eterna.

 P1040104

Coroa Vermelha guarda muitas histórias, entre elas, a celebração da 1ª missa do Brasil em 1500. Hoje no local tem uma cruz para simbolizar o ato, além de um museu e centro comercial de artesanato com barracas indígenas.

DSCN2118

Lugares acolhedores oferecem sombra em praias azuis e quentinhas.

 P1040228

Depois de uma manhã em Coroa Vermelha seguimos até o centro de Cabrália onde embarcamos numa balsa para conhecer outros lugarejos, ainda, do mesmo território municipal.

balsaSantoandre

No atravessar da balsa avistávamos a paisagem e o centro histórico de Cabrália no alto do morro que se distanciava de nossas vistas para dar vez a uma história mais recente.

A travessia nos levou a Santa Cruz Cabrália que foi palco da Copa do Mundo de 2014.

IMG_4918

Ao descer da balsa, eu e Davi, caminhamos por 2 km e chegamos à Vila de Santo André, local onde a inesquecível seleção da Alemanha se hospedou no Brasil.

Eles escolheram muito bem o local, ficaram no paraíso.

Sem comentários, está explicada a vitória!

IMG_4956

A Vila de Santo André, que sempre foi exuberante, a partir da Copa do Mundo ficou famosa e agora recebe mais turistas que em outras épocas.

eu

Foi num grande estímulo ao pensar que eu quis levar meu filho a Santa Cruz Cabrália. Estava inspirada pelo Darcy Ribeiro em sua obra Noções de Coisas no qual diz:

Viva aceso, olhando e conhecendo o mundo que o rodeia, aprendendo como um índio. Seja um índio na sabedoria.

davieu

Visite Santa Cruz Cabrália – BA e converse com os índios e com a natureza!

Um local com muitos pontos turísticos educativos. Restaurantes e pousadas para todos os gostos e bolsos. Cidade mais barata e tranquila que Porto Seguro que está ao lado.

IMG_4946