RPPN ALTO MONTANA

Prosear com os grilos, iluminar-se pelos vagalumes, cantar com os passarinhos, alucinar-se com o ar das montanhas e o céu da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Alto Montana. Isto é um pouco do que vivenciamos neste lugar tão especial.

227489_222188491128464_3264686_n

A RPPN Alto Montana está localizada em Itamonte – MG, no alto da maravilhosa Serra da Mantiqueira, a 7 km do Parque Nacional do Itatiaia – Parte Alta.

securedownload

RPPN é um tipo de Unidade de Conservação, ou para simplificar um pouco, é uma área natural protegida por lei. Lugares que tem grande importância ambiental e por isso, também são importantes para o social.

http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros.html

florestaRPPN

Sempre procuro uma Unidade de Conservação para levar o Davi e juntxs apreciarmos suas riquezas naturais.

Davi sempre teve um forte contato com a natureza e na sua compreensão, um belo dia, expressou:o meio ambiente é a vida da gente!”.

DSCN0580

Pela simplicidade de uma criança é possível adentrarmos na complexidade que nos rodeia. Pensar que essa vida da gente está nos assombrando pela iminência da escassez da água em nossas torneiras, do aquecimento global, da insegurança alimentar entre outras mazelas, muitas delas consequências das nossas péssimas relações com a natureza e com a política pública.

Mas, vamos lá conhecer mais um pouco deste lugar de tantos aprendizados.

DSCN2364

A RPPN Alto Montana ocupa parte da Fazenda Pinhão Assado, que é dotada de uma exuberante e rica Mata Atlântica. Esta Fazenda já sediou um tradicional hotel muito frequentado na região – Casa Alpinaque funcionou dos anos de 1950 até aproximadamente 2007, quando já estava em decadência.

SAM_0022 - Cópia

Hoje ainda existe a infraestrutura do hotel, porém, a utilização é destinada às pesquisas de conservação da natureza, atividades educativas e ecoturismo.

Davi visitou este lugar comigo, numa “viagem trabalho” onde permanecemos por três dias com um grupo de 20 pessoas.

228094_222185714462075_7752797_n

O objetivo da visita a RPPN foi a realização de um curso sobre gestão ambiental, promovido pelo Coletivo Educador VoS – Voluntárixs Socioambientais do Alto Tietê Cabeceiras, do qual sou uma das voluntárias.

IMG_1934

 O Curso aconteceu graças a uma parceria com o Instituto Alto-Montana da Serra Fina, que está sediado na Reserva e é responsável pela sua gestão.

images (3)

Instituto Alto-Montana da Serra Fina

Depois de uma roda de conversa para a apresentação detalhada sobre a RPPN, pudemos colocar a mão na terra. O grupo fez um plantio de mudas nativas para a recuperação da área.

Não basta contemplar e desfrutar das belezas naturais. É preciso agir!

É gratificante deixar a nossa contribuição por onde andamos. Se não cuidarmos das áreas naturais os grilos podem desaparecer nos deixando emudecidos(as).

IMG_2080

Nossa programação incluiu acordar às 04h da madrugada para ver o sol nascer sentados na rampa mais alta do Brasil.

Sim, dentro da Fazenda Pinhão Assado existe uma rampa de voo livre com 2.300 m de altitude!

Vários campeonatos já aconteceram no local. A vista panorâmica é radicalmente linda.

Chegamos à rampa de carro (Kombi) por uma estrada cheia de buracos. Não é qualquer carro que chega ao local.

securedownload4I9W9R20

Outra atividade gostosa de fazer na RPPN é observar as aves, com sua rica diversidade de cores, tamanhos e cantos.

Existem estudos sobre o comportamento das aves que mostram belos rituais de acasalamento, defesa de território e até mesmo aves cuidadoras de todo um grupo, que avisam as demais quando correm perigo.

Infelizmente, ainda hoje, o ser humano no auge da sua irracionalidade chega a prender aves em gaiolas só para desfrutar de seu canto.

observaAves

Cantar com as aves é ter um diálogo profundo e poético com a vida.

O grande poeta Manoel de Barros disse: Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas – é de poesia que estão falando”.

A RPPN proporciona prazeres que vão do contemplar até o mergulhar nas águas geladas das montanhas.

amigos

A diversão vai do recolher os pinhões caídos no chão, enchendo os bolsos das crianças, até o preparar de um jantar delicioso com estas saborosas e nutritivas sementes de araucária.

DSCN0559

A Reserva está cercada pelas diversas belezas da Mantiqueira, por montanhas e picos procurados por muitos turistas de aventura.

Entre estes lugares destaca-se a linda Pedra do Picu “Monumento Natural” – possível de se avistar até pelas janelas do local.

SANYO DIGITAL CAMERA

A RPPN Alto Montana é um daqueles lugares que a gente quer voltar sempre.

Um lugar onde adultxs e crianças vivem felizes e libertxs.

CIMG0034

Fique atenta (o) às oportunidades de visitação, cursos e outras atividades na RPPN.

Baixe gratuitamente pelo facebook ou blog do Instituto Alto Montana o guia de aves que elaboraram. Ele traz o registro de 282 espécies identificadas na Reserva.

http://institutoaltomontana.blogspot.com

https://www.facebook.com/ InstitutoAltoMontana

Contato: institutoaltomontana@gmail.com

CIMG0001

Como chegar ao local:

A RPPN Alto Montana está a cerca de 230 km do Rio de Janeiro e 360 km de São Paulo. Saindo de São Paulo – Rodovia Presidente Dutra (BR 116) até a saída para Engenheiro Passos, com acesso a Itamonte MG (Rodovia BR 354), entrada no km 721.