Parque Nacional do Caparaó

Desvelar as trilhas do Brasil junto do meu filho amplia a fertilidade do nosso afeto libertador.

Percorremos o Parque Nacional do Caparaó com o pisar nas rochas e na alma, renovando nossos sentimentos que nos impulsionavam para o cume.

Localizado na Serra do Caparaó, divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, este Parque Nacional tem 80% da sua área no ES.

CIMG0311

O Parque tem duas portarias, uma na cidade de Pedra Menina – ES e a outra no Alto Caparaó – MG.

Fizemos nossa viagem de carro saindo de Belo Horizonte, que fica a 330 km de distância do Alto Caparaó/MG – o nosso destino.

Seguimos pela rodovia BR-262, sentido Vitória/ES, até a cidade de Manhuaçu/MG, quando entramos a direita para Manhumirim e Alto Jequitibá/MG. Chegando ao município de Alto Jequitibá seguimos à esquerda rumo ao Alto Caparaó MG.

CIMG0352

Esta viagem foi planejada num repente de luar e estrelas!

Eu e um grande amigo, juntxs das crianças animadas e companheiras de vida, nos organizamos em 48 horas para colocar o pé na estrada e conhecer o exuberante Parque do Caparaó, onde ficamos por 4 dias.

Davi estava com 7 e Ana Luiza com 3 anos. A idade não foi nenhum obstáculo para que nós quatro aproveitássemos ao máximo daquela natureza calma, instigante, rústica e desafiadora.

CIMG0016

Inserido numa área de Floresta de Mata Atlântica o Parque Nacional do Caparaó é dotado de vários atrativos naturais, com uma rica biodiversidade e muitas cachoeiras formando piscinas deliciosas e fáceis de acessar.

CIMG0012

Criança nenhuma queria sair daquelas águas límpidas do Caparaó!

Passar o dia todo curtindo as águas tranquilas que massageavam nossos corpos foi providencial, afinal muita adrenalina nos aguardava.

CIMG0052

E para descansar mais um pouco Uma passeada pela pequena cidade de Alto Caparaó com aquele visual das montanhas, que nos deixava extasiadxs e ansiosxs por aventuras radicais.

CIMG0188

Montanhistas de diversos lugares visitam o Parque Nacional do Caparaó para subir os seus diversos picos com altitudes bem altas.

Entre tantos picos, destaco o Pico do Cruzeiro com 2.852 metros de altitude, o Pico do Calçado com 2.849 metros e o Pico do Cristal com 2.770 metros.

Mas, o nosso desafio era subir o maior pico do Parque!

O Pico da Bandeira com 2.892 metros de altitude, o terceiro mais alto do Brasil.

CIMG0174

Chegamos de carro até a Tronqueira (1.970 metros de altitude), distante 9 km da cidade. Neste local têm área de camping e um mirante para se deslumbrar com o Vale do Caparaó.

A partir deste ponto iniciou a nossa caminhada de quase 7 km até o Pico da Bandeira. Saímos às 08h e retornamos ao mesmo ponto às 18h.

CIMG0235

Subimos os primeiros 300 metros embaladxs pelo frio e neblina.

CIMG0246

A cada passo dado sentíamos o impacto visual, sobre nossas pernas e pulmões, que nos fazia descansar em paradas estratégicas aquecendo nossos olhares.

CIMG0238

Nas paradas a imensidão do nosso olhar vagueava pelo horizonte do sem fim.

CIMG0291

E brincando aumentamos a altitude de nossas emoções, que se enveredavam por campos floridos, riachos, pedras, bichos e galhos.

CIMG0273

Adentrar o vale nas alturas dava uma sensação de plenitude da vida.

CIMG0281

A beleza daquele cenário emoldurava a leveza das crianças que enchiam nossas percepções de cores e contentamento.

CIMG0410

Chegamos ao Terreirão, que é um ponto estratégico no meio do caminho, entre a Tronqueira e o Pico da Bandeira.

Neste lugar, os montanhistas costumam descansar, acampados ou abrigados na casa de pedra. A infraestrutura do camping é muito boa.

CIMG0402

Como não estávamos preparadxs para acampar, ficamos só na vontade. Por isso, nosso descanso neste lugar foi de 30 minutos, apenas.

Seguimos rumo ao Pico olhando, por um tempo, a bela área do Terreirão de longe.

CIMG0398

Após uns 2 km de distância do Terreirão Davi se mostrou cansado.

A caminhada estava exigindo muita energia, concentração e distração ao mesmo tempo.

Neste momento, eu que também estava cansada, pensei em desistir e disse a ele que até onde chegamos já estava ótimo! Que poderíamos voltar bem felizes!!!

CIMG0318

Davi pensou e respondeu: “Desistir… Nunca!!!

Animou-se novamente e seguimos o caminho.

CIMG0317

Mais uma paradinha e ganhamos novo fôlego rumo ao nosso destino.

A vivência na subida ao Pico da Bandeira me transportou até Guimaraes Rosa, com reflexões sobre a minha estrada de vida junto de meu filho amado.

“…Todo caminho da gente é resvaloso. Mas também, cair não prejudica demais. A gente levanta, a gente sobe, a gente volta!… O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, e ainda mais alegre no meio da tristeza…

CIMG0390

Finalmente, Davi e eu, chegamos ao Pico da Bandeira!!!

Felizes e emocionadxs por estar naquele lugar.

CIMG0347

Depois de superar nossos limites saboreando sanduiches, buscamos algo mais suculento para repor nossas energias.

Deliciamo-nos com a gastronomia local na Estancia Gourmet ao pé da serra em Alto Caparaó, muito próximo do Parque Nacional.

Um brinde entre adultxs e crianças ficou registrado para sempre em nossas histórias de viagens que se fazem de sabores, encantos, desafios e amigxs queridxs.

http://estanciagourmet.com.br/

CIMG0232

Visite o Parque Nacional do Caparaó!

Se não quiser subir o Pico da Bandeira, terá outras opções maravilhosas para interagir com a natureza, dentro ou fora do Parque.

O Parque está aberto à visitação de segunda-feira a domingo, das 08h às 18h.

Se você quiser acampar basta agendar e aproveitar muito!

O ingresso, sem acampamento, custa apenas R$6,00 para brasileirxs.

Ligue no (32) 37472086 ou acesse http://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/guia-do-visitante.html

CIMG0190

Ajude a preservar e conservar a natureza. Visite as Unidades de Conservação do Brasil!

FOTOS: Clarismundo Benfica e Henriqueta