RIBEIRÃO GRANDE PINDAMONHANGA -SP

Quero descobrir junto do meu filho os caminhos inusitados da vida!

Mas, quero também compartilhar com ele os meus olhares e percepções das esquinas por onde andei. Foi essa vontade que me fez dar uma fugida inesperada para Ribeirão Grande em SP.

Estávamos nós (Davi e eu) junto com duas amigas queridas saindo de Campos do Jordão de volta para casa, quando bateu aquela comichão” para mudar a rotaE mudemos o rumo dessa estrada moçada.

Seguimos para o novo destino que era meu velho e apaixonante conhecido, lá ficamos por dois dias.

Mais uma vez o lugar estava de alguma forma relacionado ao meu trabalho. O trabalho é uma paixão que me coloca em movimento, o que dele se depreende eu chamo de sagrado.

Como canta Beto Guedes … Fruto do trabalho é mais que sagrado, meu amor.

Neste lugar vivi histórias incríveis, frutos do meu trabalho de bióloga e educadora ambiental.

RIBEIRÃO GRANDE

Pindamonhangaba se encontra no Vale do Paraíba – SP (mais ou menos) a 150 km da capital. É nesse município que se localiza Ribeirão Grande – um bairro encravado na maravilhosa Serra da Mantiqueira.

Desde quando conheci este adorável local em 1993 até hoje 2015, muitas coisas mudaram por lá. Atualmente, existe um Núcleo Turístico do Ribeirão Grande que achei muito interessante, demonstrando uma organização social pra lá de necessária.

Ribeirão Grande tem despontado cada vez mais o seu potencial turístico, que além dos aspectos naturais de encher os olhos de qualquer um, tem se destacado pela sua gastronomia, em especial as saborosas trutas e comidas caipiras. Restaurantes e chalés estão surgindo para acolher os apreciadores da região.

Neste bairro da zona rural de Pindamonhangaba tem dois cantinhos, com muitos encantos que merecem meu registro especial aqui: Fazenda São Sebastião do Ribeirão Grande e o Templo Nova Gokula. Ambos integram a Área de Proteção Ambiental (APA) da Mantiqueira, uma Unidade de Conservação (http://www.mosaicomantiqueira.org.br/site/o-mosaico/).

FAZENDA SÃO SEBASTIÃO DO RIBEIRÃO GRANDE

Esta Fazenda tem história, viu. E não estou falando das minhas histórias nela.

Falo mesmo de tempos bem distantes. Datada do século XIX a Fazenda foi declarada Sítio Arqueológico do Ribeirão Grande, estando registrada no IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

portalfazendapinda

A riqueza deste lugar é impressionante! Com transparentes rios de corredeiras e cachoeiras de hidromassagem natural, a Fazenda ainda é dotada de uma densa biodiversidade.

Tem espécies de flora e fauna raras e endêmicas (encontradas apenas em um determinado bioma ou habitat) e as ameaçadas de extinção http://www.biodiversitas.org.br/livrovermelho2008/ ).

A exuberância da Mata Atlântica é contagiante e profunda, despertando em adultos e crianças o contentamento e o desejo de quero mais.

fazendaRG

Quando me vi naquela longa caminhada, em meio à floresta e águas cristalinas, junto de meu filho e amigas de luta, num ato e sentido de liberdade, fui tomada pela Clarice Lispector:

Sou uma filha da natureza: quero pegar, sentir, tocar, ser. E tudo isso já faz parte de um todo, de um mistério. Sou uma só. (…) Sou um ser. E deixo que você seja. Isso lhe assusta? Creio que sim. Mas vale a pena. Mesmo que doa. Dói só no começo.”

407542_2791836391794_1699574796_n

Chegar ao topo da montanha e se deparar com o silêncio intenso dá um êxtase, uma sensação de cérebro oxigenado, de saúde correndo nas veias, de vida pulsando…

DSCN1886

Esta Fazenda é de propriedade particular e desenvolve projetos de pesquisa em biologia da conservação e ações de educação ambiental para a comunidade do município e outras de interesse.

TEMPLO NOVA GOKULA

Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare

Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare

Inevitável !!! Quando lembro, falo e visito o “Templo Nova Gokula” este mantra vem a minha cabeça.

Um antigo mantra que representa o amor, devoção e invocação a Deus. É entoado diariamente em Nova Gokula.

O Templo de Nova Gokula, fundado no final da década de 70 ou 80 (há controvérsias), é o maior templo de Hare Krishna da América Latina.

Está numa linda fazenda, que abriga cerca de 80 famílias devotas de Hare Krishna.

A arquitetura do Templo assemelha-se aos palácios indianos e tem vários símbolos sagrados védicos.

DSCN0127

Só para inspirar o clima que é vivido lá em Nova Gokula entre os devotos religiosos, coloco aqui uma citação da crença deles:

Ouça agora a essência de toda a religião, e ao ouvi-la, mantenha dentro do seu coração: Não faça aos outros aquilo que você não gostaria que eles lhe fizessem” (Pandita, 2007, p. 13).

medita2

Além da belíssima arquitetura do Templo a Fazenda Nova Gokula rodeada pelas montanhas da Mantiqueira, tem outros vários atrativos naturais como o rio que atravessa a área, sendo possível tomar deliciosos banhos.

No local você encontrará ainda lanchonete, loja de artesanatos, camping e pousada, podendo participar dos rituais de Hare Krishna.

O local é procurado por pessoas de todos os cantos do mundo, religiosos ou apenas curiosos.

Em busca de relaxar, se aventurar, comer, rezar ou amar vale a pena visitar Nova Gokula e interagir com essa cultura sagrada.

DSCN0051

Para chegar a Ribeirão Grande tem opções de ônibus do Terminal Tietê em São Paulo com destino a Pindamonhangaba e desta tem ônibus circular até o bairro, com acesso a estrada Municipal Jesus Antônio de Miranda, km 27.

Telefones do Núcleo Turístico de Ribeirão Grande: (12) 3643-9227 e 9784-1965

www.novagokula.com.br